terça-feira, 27 de novembro de 2012

é todo um mundo

Não é nada cerebral, escrever é como ser pirómano, uma faísca e essa faísca provoca um incêndio e só temos de arranjar a lenha para ele arder e certificar-nos de que não se apaga. Entretanto ele espalha-se em várias direcções. Por exemplo, hoje sonhei que era físico e que a minha equipa de investigação tinha ganho um prémio, graças a uma ideia que tive. Lembro-me da ideia com todo o detalhe. Consistia em duas fibras helicoidais entrelaçadas uma na outra num fio finíssimo, semelhante a fibra óptica. Contudo, ao invés da fibra óptica que passa apenas 0 e 1's à velocidade da luz, a minha dupla fibra helicoidal gerava um efeito de prisma de refracção da luz e permita a transmissão instantânea de todo o espectro de luz, o que significava uma capacidade infinita de bits, de informação. O efeito era conseguido pela rotação microscópica das fibras para gerar diferentes cores quando um feixe de luz incidia na extremidade da dupla fibra, ao sobrepor zonas com materiais diferentes e densidades diferentes. Um arco íris, milhões de arco íris nas redes de informação e nos próprios chips pois a tecnologia podia ser microscópica. Com isto, não havia mais limitações de débito de informação. E apesar de me sentir orgulhoso pela descoberta (fui entrevistado para o jornal da 1 da RTP1) senti que não era nada assim tão importante, que o débito de informação infinito não resolvia os problemas básicos do mundo e acordei um pouco inquieto. Depois tomei banho, comi torradas, bebi sumo de laranja e um café e fui para o trabalho de bicicleta. Depois voltei para casa ao fim do dia (apanhei uma molha) e ao jantar contei o sonho à Plaft e ela disse-me 'se calhar devias patentear isso' e eu respondi-lhe 'esta tecnologia não resolve os problemas mais importantes do mundo' e ela concordou e depois falámos de outras coisas.

5 comentários:

Ex-Vincent Poursan disse...

Fizeste bem Tolan, isso não ia resolver os problemas mais importantes do mundo. Continuaria a haver fome guerra peste e morte, bué de pobreza (até de espírito), contas por pagar, borbulhas nas caras de adolescentes tímidos, calos e pés chatos, moscas no verão e lama no inverno, crise no Sporting… e até físicos oníricos a chamar tecnologia microscópica á nanotecnologia!!!

Pipoco Mais Salgado disse...

Meu caro, essa sua descoberta de débito de informação infinita apenas serviria para que mais pessoas partilhassem "like" ao mesmo tempo em mais retratos de gatinhos fofinhos ou de pensamentos profundos com um jarro de flores em fundo.

Sonhe o meu caro com o segredo para uma dupla de centrais infalível, extremos rápidos que cruzem bolas para o exacto local onde se encontram avançados que não falhem e terá a minha admiração, direi a todos "sim senhor, ali está o Tolan que teve um sonho de valor".

Anónimo disse...

"depois tomei banho, comi torradas, bebi sumo de laranja e um café e fui para o trabalho de bicicleta."
R.

Anónimo disse...

e sabes se isso reuslta? percebes alguma coisa de física? eu também já sonhei que inventava coisas mas eram assuntos que percebia. ao acordar, lembrava-me do sonho e pensava que era uma grande ideia. passado 2 horas já não me recordava de nada. apenas de que tinha sonhado que inventava uma coisa. os detalhes desapareciam por completo.

Izzy disse...

andam os dois com a mania das grandezas eh?